Foram publicados na edição deste sábado (07/01) do “Minas Gerais” - Diário Oficial dos Poderes do Estado - três decretos do governador Antonio Anastasia homologando a situação de emergência de 76 municípios mineiros, atingidos pelas chuvas dos últimos dias. A homologação possibilita maior agilidade nos trâmites burocráticos para que os municípios contratem serviços, adquiram produtos e façam obras emergenciais.
Cada um dos decretos diz respeito a uma justificativa diferente na qual se baseia a decretação da situação de emergência - enchentes ou inundações graduais; deslizamentos ou escorregamentos; enxurradas ou inundações bruscas.O decreto de homologação no âmbito estadual confirma que os atos de declaração de situação anormal enviados pelas prefeituras estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). Da mesma forma, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos Municípios.
A homologação estadual é necessária para que o Estado possa enviar recursos e fazer aquisições em caráter emergencial e também para que a União possa reconhecer a situação de emergência dos municípios. Isso significa que, a partir de então, Estado e União podem agir diretamente com ações e recursos para as regiões atingidas pelas chuvas.
Até o final de sexta-feira (06/01) 99 municípios de Minas Gerais haviam decretado situação de emergência. Os casos ainda não contemplados nos decretos publicados estão sendo analisados.
|
Municipios que tiveram homologação de situação de emergência
|
||
|
Enchentes
ou Inundações Graduais
|
Enxurradas
ou Inundações Bruscas
|
Deslizamentos
ou Escorregamentos
|
|
Araponga
|
Astolfo Dutra
|
Acaiaca
|
|
Barra Longa
|
Braúnas
|
Alvinópolis
|
|
Belo Vale
|
Buritizeiro
|
Ervália
|
|
Brasília de Minas
|
Claro dos Poções
|
Mariana
|
|
Brumadinho
|
Conceição do Pará
|
Ouro Preto
|
|
Campo Belo
|
Conselheiro Pena
|
São João Evangelista
|
|
Caputira
|
Formiga
|
Timóteo
|
|
Cataguases
|
Guiricema
|
|
|
Cipotânea
|
Santa Fé de Minas
|
|
|
Congonhas
|
Itabirito
|
|
|
Conselheiro Lafaiete
|
Juatuba
|
|
|
Contagem
|
Lima Duarte
|
|
|
Divinópolis
|
Mesquita
|
|
|
Dona Euzébia
|
Oliveira
|
|
|
Entre Rios de Minas
|
Ponte Nova
|
|
|
Esmeraldas
|
Raul Soares
|
|
|
Espera Feliz
|
Santo Antônio do Rio Abaixo
|
|
|
Guaraciaba
|
São João da Mata
|
|
|
Guidoval
|
São João do Oriente
|
|
|
Ibirité
|
São Sebastião do Rio Preto
|
|
|
Itanhomi
|
Tarumirim
|
|
|
Jeceaba
|
Ubá
|
|
|
Joanésia
|
Viçosa
|
|
|
João Monlevade
|
Visconde do Rio Branco
|
|
|
João Pinheiro
|
|
|
|
Lamim
|
|
|
|
Mário Campos
|
|
|
|
Matipó
|
|
|
|
Miraí
|
|
|
|
Moeda
|
|
|
|
Muriaé
|
|
|
|
Pará de Minas
|
|
|
|
Passabém
|
|
|
|
Patrocínio do Muriaé
|
|
|
|
Paulistas
|
|
|
|
Poço Fundo
|
|
|
|
Rio Casca
|
|
|
|
Rio Espera
|
|
|
|
São Geraldo
|
|
|
|
São Pedro dos Ferros
|
|
|
|
Sardoá
|
|
|
|
Senador Firmino
|
|
|
|
Senador Modestino Gonçalves
|
|
|
|
Setubinha
|
|
|
|
Tumiritinga
|
|
|


