Defesa Civil somos todos nós!

Como ser um voluntário da Defesa Civil/MG:

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC/MG) desenvolve junto ao cidadão que doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea, o exercício do espírito de caridade e solidariedade.

Os voluntários podem ter a oportunidade de serem capacitados, de acordo com a necessidade, para a atuação em desastres, a fim de melhorar a qualidade de vida das muitas pessoas que passam por momentos críticos. Nessas ocasiões, os voluntários terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela CEDEC/MG, bem como visitar a sede, com a presença dos Policiais Militares, Bombeiros e funcionários civis que trabalham na instituição.

A nova força estadual voluntária vai colaborar no socorro emergencial de pessoas que, inesperadamente, sofrem efeitos de chuvas intensas, ventos fortes, granizo, estiagem, frio, entre outros fenômenos meteorológicos ou desastres diversos. A participação do voluntário é muito importante para que seja possível, num esforço conjunto, aprimorar o trabalho de ajuda humanitária em prol da sociedade mineira.

Imbuídos disso, o Gabinete Militar do Governador, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, mediante cooperação técnica com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA, iniciou em 14 de maio de 2011 a capacitação de voluntários para atuarem, primordialmente, em seus respectivos municípios.

Ao longo do corrente ano, nove cursos foram promovidos, trinta e cinco municípios foram representados, quatrocentos e vinte e um voluntários foram capacitados e já estão prontos para atuarem em conjunto com as Defesas Civis de seus municípios, quais sejam:

Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Santa Luzia, Confins, Ibirité, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Betim, Esmeraldas, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Paula Cândido, Ubá, Viçosa, Montes Claros, Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Juatuba, Carandaí, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Governador Valadares, Ipatinga, Aimorés, Teófilo Otoni, Santa Helena de Minas, Araguari, Uberlândia, Ituiutaba, Janaúba.

Mais do que boa vontade o voluntário precisa estar capacitado para o exercício de sua atividade, nesse mister, para o ano 2012 novo calendário de cursos será hospedado no site da Defesa Civil do Estado, bem como as orientações para inscrições. Saiba mais sobre a lei Federal 9.608/98 que trata do voluntariado.

Não obstante, é salutar que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, (Comdec), adote medidas que visem a seleção, treinamento e cadastramento de voluntários que constituirão, no seu município, o apoio necessário às ações de Defesa Civil.Para o sucesso desta ação, a Defesa Civil de MG se coloca a disposição dos Coordenadores Municipais de Defesa Civil para apoiar no cadastramento e treinamento dos seus voluntários.

Você que deseja ser um voluntário em defesa civil, vá a Prefeitura Municipal de sua cidade e contate com o(a) Coordenador(a) de Defesa Civil, com ele(a) você receberá as informações necessárias referentes à capacitação e cadastramento.

Para maiores informações, entre em contato conosco por nosso Fale Conosco ou pelos telefones abaixo:
Tel.: 31 3915-0274/0266
Fax: 31 3915-0801