O Sistema Estadual de Defesa Civil em Minas Gerais


O Sistema Estadual de Defesa Civil (SEDC) constitui a estrutura governamental de planejamento e execução de medidas de defesa civil, objetivando coordenar esforços de todos os órgãos estaduais, com os demais órgãos públicos e privados, e com a comunidade em geral, com o objetivo de prevenir conseqüências nocivas dos eventos desastrosos e socorrer as populações atingidas por esses mesmos eventos com emprego racional de recursos e adequado controle da emergência.

Neste sentido, a atividade de defesa civil pode ser medida através de sua articulação e mobilização, desta forma a concepção do SEDC está focada na ótica de uma rede hierarquizada e interconectada entre as diversas áreas, serviços públicos e privados de qualidade.

O atual sistema favorece a articulação das entidades públicas e a integração de forças e recursos comunitários. As Regiões da Polícia Militar, que constituem as Regionais de Defesa Civil – Redec, são as bases de sustentação das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em todo território mineiro. Assim, cada Comandante da Polícia Militar, no interior do Estado, são os Regionais de Defesa Civil, e atuam em todos os municípios de sua circunscrição.

Estas ações dos Regionais em estreito relacionamento com a defesa civil dos municípios precedem as ações do Estado e da União.

A estrutura adotada visa à regionalização integrada das ações e a intensificação de parcerias nas áreas de defesa civil e buscam o desenvolvimento integrado através de redes, envolvendo a sociedade na busca de soluções regionais para problemas locais.

Dada a heterogeneidade do Estado de Minas Gerais, a Cedec entende que essa é a melhor forma de se trabalhar, pois a defesa civil constrói canais de comunicação com as diversas regiões a fim de possibilitar o planejamento contínuo e harmonioso em parceria com os órgãos estaduais, municipais e sociedade.

A inovação sempre buscada pela Cedec é a interação entre as instituições, buscando propostas simples e exeqüíveis com os stakeholders, que trata-se da rede de valor da instituição.

Um grande ganho com essa forma de atuação é o compartilhamento de informações entre as diversas áreas com responsabilidade de minimizar os desastres e o conhecimento, que permitem a otimização dos planejamentos individuais que podem personalizar a demanda de cada localidade atingida.

Desta forma, a maior vantagem do Sistema é facilitar a transversalidade e a atuação interinstitucional necessária à implementação efetiva de políticas públicas de defesa civil em Minas Gerais na busca da cidadania.

Quanto mais ampliada a rede do Sistema, maiores serão as possibilidades de êxito e de participação comunitária, sobretudo no campo preventivo.

Portanto é de fundamental importância para o êxito do Sistema Estadual de Defesa Civil a criação e estruturação, pelos municípios de suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil – Comdec e de seu elo cada vez mais estreito com as Regionais.

integracaoinst